Trilhas da Natureza

Matéria publicada em 28 de junho, no Jornal Mais Expressão – Indaiatuba

Mais de 5 mil pessoas participam da caminhada ecológica do projeto Ambientação

Sirlene Virgílio Bueno


Os vencedores da terceira edição do projeto Ambientação – Crescendo com o Futuro, promovido pelas secretarias de Educação e Urbanismo e do Meio Ambiente em parceria com a Toyota, foram conhecidos na manhã de sábado, dia 26, durante o Toyota Trilhas da Natureza, que agitou o Parque Ecológico durante todo o dia. A caminhada que abriu a programação do evento que encerrou o Ambientação, reuniu cerca de 5 mil pessoas, sendo a maioria formada por pais e alunos da Rede Municipal de Ensino. Durante o dia, mais de 15 mil pessoas passaram pelo Parque Ecológico, onde aconteceram oficinas temáticas e apresentações teatrais e musicais. O show dos Paralamas do Sucesso fechou a festa na noite de sábado, com um público aproximado de 20 mil pessoas.


A caminhada ecológica saiu da Praça do Chafariz por volta das 9h30, rumo aos estacionamento do Parque e contou com a presença da secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, e do secretário de Urbanismo e do Meio Ambiente, Nilson Alcides Gaspar. Durante o percurso, as crianças fizeram quatro paradas para a soltura de 20 mil alevinos no Córrego Barnabé.


Na chegada ao estacionamento do Parque Ecológico, os participantes da caminhada e o público em geral puderam se divertir e aprender com as oficinas socioambientais montadas no local, entre elas as Oficinas de Plantio, que ensinaram como utilizar produtos do cotidiano para transformar em terra orgânica; A Mata Atlântica é Aqui, que mostrou o equilíbrio existente entre as espécies e a importância do uso racional da água; o Túnel dos Sentidos, em que os participantes presenciaram uma simulação da Mata Atlântica através dos relevos, texturas, odores e sons reproduzidos no túnel; assistiram apresentações teatrais e musicais, além de participarem do sorteio de prêmios.


A divulgação dos vencedores foi feita por volta das 11 horas, na presença do prefeito Reinaldo Nogueira (PDT). Às 18 horas, os organizadores do evento também realizaram a entrega do “selo ambiental” baseado nos três temas do Projeto Ambientação, que ficará exposto nas unidades escolares vencedoras. Os ganhadores do projeto ainda terão direito a um café da manhã e café da tarde especial patrocinado pela Toyota, para comemorar a vitória.


Este ano participam do projeto aproximadamente 16 mil alunos distribuídos em 21 unidades de Educação Infantil e 27 do Fundamental, que desenvolveram um trabalho por unidade escolar. As atividades do Ambientação foram iniciadas no mês de março e os resultados foram medidos no final de maio, o que totalizou quatro meses de atividades.


O Toyota Trilhas da Natureza é realizado pela Fundação Toyota com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba, do Ministério da Cultura e da Fundação SOS Mata Atlântica.



Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s